Unidos pela Excelência

A Zendensino é uma cooperativa de interesse público fundada em 10 de setembro de 1999. Tem como membros fundadores coletivos a Câmara Municipal de Esposende e a Cooperativa de Ensino Alfacoop. É uma pessoa coletiva autónoma de natureza cooperativa que tem por missão satisfazer as aspirações e necessidades económicas, sociais e culturais dos seus membros e responder aos desafios sociais, culturais, ambientais e económicos da comunidade que serve, nomeadamente ao nível do ensino profissional e do ensino artístico. Assegura a gestão administrativa, económica, financeira e patrimonial da Escola Profissional de Esposende e da Escola de Música de Esposende, no respeito pelos valores cooperativos da liberdade, igualdade, honestidade, ajuda mútua, justiça social e solidariedade, promovendo uma gestão participada e transparente promotora da responsabilidade social e ambiental.

Perspetivas para 2025

O ano de 2025 será, para a Zendensino, um marco por motivos vários, desde logo pela implementação do Centro Tecnológico Especializado (CTE) na Escola Profissional de Esposende. A requalificação das instalações é o mote para um conjunto de avanços que se pretendem assumir neste ano, encimado pela afirmação da marca “Zendensino”.

Com o foco primordial no Ensino, a Cooperativa tem um raio de ação que vai muito para além da Educação, tendo um grande impacto social, traduzido em ações que vão desde projetos em que se envolve, em termos de relação com a comunidade, ao acolhimento dos alunos PALOP.

Assim, a dicotomia pessoas e instalações, aqui se incluindo os equipamentos, serão a força motriz da ação deste ano, que queremos marcado pela auscultação dos colaboradores, pela sua implicação na mudança que se desenha, na certeza de que o mais importante são as pessoas. Pessoas que terão novas condições de trabalho, mais e melhores equipamentos, instalações mais modernas e confortáveis, ajustadas às atuais necessidades e predispostas para a inovação, pelo que este será um ano parasse abraçarem novos desafios, para se fortificarem parcerias e redes colaborativas.

A intervenção na Escola Profissional de Esposende permitirá reajustar equipamentos em ambos os espaços, da sede ao Ramalhão, bem como na Escola de Música de Esposende, onde a prevista requalificação de instalações permitirá a continuação de um trabalho de grande qualidade e forte reconhecimento.

Importará reforçar o comunicação, interna e externa, sobretudo esta necessidade de afirmação na comunidade, de reconhecimento do muito e excelente trabalho que se faz nas nossas escolas, pelo que haverá uma divulgação constante das atividades em que nos envolvemos, das parcerias que abraçamos, na certeza de que, como refere uma expressão popular, “juntos vamos mais longe”.

Nesta linha, e quando se aposta na valorização da educação e formação profissional, com uma meta de que até 2030, metade dos jovens das nossas escolas estejam no ensino profissional, as escolas especializadas nesses setores terão um papel fundamental na sua preparação para o mercado de trabalho e/ou para o prosseguimento de estudos, a nível superior. A ligação ao IPCA, e ao LISA em particular, será, nesta linha, um fator a potenciar, bem como o percurso dos nossos alunos, valorizando os seus percursos, dando a conhecer a sua “mochila”, destacando a sua integração e envolvência comunitária, pois parte do sucesso que almejamos passo por aí.

A nossa capacidade de resposta será melhorada, com novas e atuais ofertas educativas, com novas respostas em termos de transportes, pelo que se impõe uma forte política de divulgação de curso e uma amplificada campanha de captação de alunos, pois essa será a essência do projeto: Captar alunos, ter elementos implicados, que assumem o ensino profissional como primeira escolha, é um processo desafiante e que implica

Nesta linha de melhoria contínua, será valorizada e promovida a atualização constante dos métodos pedagógicos, sendo que à implementação de novas tecnologias e o uso de novos equipamentos implicará uma aposta na formação contínua dos professores e a capacitação dos restantes colaboradores, para garantirmos que todos estejam preparados para a exigente tarefa de formação de alunos, cada vez desafiantes e heterogéneos, a quem são colocados novos desafios num mercado de trabalho em constante evolução.

Com um olhar atento às tendências do mercado e às necessidades dos alunos, a Zendensino, de per si e em parceria com outros agentes locais, estará pronta para enfrentar os desafios e oportunidades que o ano de 2025 (entenda-se também o ano letivo de 2025/26) trará para o setor educacional em Portugal.

A aposta na afirmação da marca Zendensino, com uma nova imagem e uma postura agregadora dos seus projetos educativos, sempre tendo como foco a excelência na formação dos alunos, o foco numa formação e ensino de qualidade, comprometido, focado e capacitante, terão um papel crucial no fecho deste ano e será pedra basilar para próximo ano.

Efetivamente, o novo logótipo da Zendensino foi concebido com base em três elementos simbólicos que traduzem a missão e os valores da cooperativa.

O livro representa o ensino e a aprendizagem, pilares centrais da instituição, evocando a qualidade do conhecimento partilhado e construído em conjunto. Encontra-se a aberto, em linha com a instituição, que acolhe todos os alunos, tendo em si todo um mundo de oportunidades e vivências, onde cada página é uma história única, mas, no conjunto, tem um valor acrescentado.

A ideia de futuro surge como uma porta aberta para oportunidades e possibilidades, refletindo a convergência de ideias, tanto humanas – docentes, auxiliares, estudantes – como institucionais, unindo escolas e comunidades num projeto comum.

A casa, por sua vez, simboliza pertença e bem-estar, remetendo ao ambiente acolhedor e seguro que a Zendensino se propõe a construir. Representa também a estrutura da própria instituição, uma cooperativa de ensino que acopla duas escolas, agregando-as sob um mesmo projeto educativo. A casa transmite, assim, solidez e identidade à marca. A sua forma, que evoca uma seta ascendente, reforça visualmente a ideia de crescimento, progresso e evolução partilhada.

Este conjunto de elementos traduz visualmente a essência da Zendensino: uma instituição, que tendo na designação social a firma “Cooperativa de interesse público de responsabilidade limitada”, tem foco no ensino, assente em duas escolas, com uma base educativa sólida, orientada para a comunidade, para o desenvolvimento humano e para a construção de um futuro promissor.


Maio 2025

Carlos Manuel Gomes de Sá


Assembleia - retocada.jpg

Finalidades principais da Zendensino

No prosseguimento do objeto consignado nos estatutos, a Zendensino desenvolve a sua atividade de acordo com as seguintes finalidades principais:

1

Assegurar um modelo organizacional sustentado da cooperativa e dos estabelecimentos de ensino de que é titular, baseado numa política de qualidade promotora da excelência;

2

Construir Projetos Educativos atrativos, inovadores e distintivos, atentos à realidade local e abertos à comunidade, promotores da participação individual e da autonomia institucional, potenciadores da melhoria organizacional e do sucesso educativo, capazes de projetar o futuro e responder à mudança

3

Assegurar um modelo organizacional sustentado da cooperativa e dos estabelecimentos de ensino de que é titular, baseado numa política de qualidade promotora da excelência;

4

Ministrar aos alunos uma formação integral e integrada, com elevado nível de exigência nos aspetos cultural, científico, artístico, técnico e profissional;

5

Promover uma oferta diversificada, racional e sustentada de cursos de dupla certificação de jovens a partir do diagnóstico do contexto escolar e do meio envolvente e tendo em conta a procura por parte dos destinatários;

6

Organizar cursos de educação e formação de adultos destinados a promover, através da redução dos défices de qualificação da população adulta, uma cidadania participativa e de responsabilidade, bem como a empregabilidade e a inclusão social e profissional, tendo em conta a procura pelos destinatários, os recursos materiais e humanos da cooperativa e as necessidades de formação identificadas na região;

7

Promover, conjuntamente com outros agentes e instituições locais, a concretização de projetos de formação de recursos humanos qualificados que responda às necessidades do desenvolvimento integrado local e regional;

8

Promover a formação técnica, cultural, científica e pedagógica dos professores e formadores bem como a formação profissional contínua de todos os colaboradores, enquanto instrumento estratégico de desenvolvimento organizacional;

9

Desenvolver mecanismos de aproximação e de colaboração com os órgãos da administração, as instituições económicas, empresariais, associativas, sociais, culturais, educativas e científicas, tendo em vista a realização de projetos e ações que contribuam para o desenvolvimento sustentado e a coesão social;

10

Integrar redes de parceria de âmbito regional, nacional e transnacional, proporcionadoras de intercâmbios, troca de ideias, experiências e projetos, facilitadoras de estágios profissionais, disseminadoras de boas práticas e que permitam a consolidação do espírito de cidadania europeia e mundial.

Distinções e prémios

Eco-escolas

escolazul

Escola Azul

EQAVET

Centro Tecnológico Especializado

ISO 9001 | Realização de cursos de qualificação inicial

Selo Escola Sem Bullying

BNI WINNER

Acreditação Erasmus

Parceiros Zendensino